domingo, 24 de fevereiro de 2008

10% na conta de um restaurante é justo?

Não acho.

Desde quando estudei todas as entranhas de um negócio sou contra os 10% opcionais na conta de um restaurante.
Se os 10% de cada conta forem a "gorgeta" do garçom, pelo serviço e atendimento dele, acho injusto para os demais serviços prestados por aí, como por exemplo a construção de um site.

O preço cobrado pelo serviço, seja ele comida ou site, já engloba, na sua premissa, o gasto da empresa para fazer o treco (despesas comuns como água, luz, funcionários, aluguel do local, depreciação dos bens, etc..) e o lucro em cima de tudo, afinal a empresa tem que se manter para o futuro. Isto tudo dá um valor X.

Ok, temos um valor que engloba de tudo, desde o que foi gasto e o lucro. Agora pergunto: Para que pagar os 10%, já que todo mundo foi pago? Se é para recompensar o garçom e o local pelo atendimento, que seja uma próxima visita ao estabelecimento, gerando assim mais receita para o mesmo e não um valor "fantasma".

Mas vai que o serviço tenha sido excelente e que você realmente deseja recompensar a empresa. Até eu, em raros momentos, já despejei gorjeta para um garçom, mas não 10%, mas algo que não sejam moedinhas, algo que realmente recompense quem prestou o serviço.

Que sejamos mais abertos a dizer não para o 10% opcional ( que virou obrigatório, já que, quando você não paga o restaurante questiona), e recompensar pelos bons trabalhos, voltando ao local. :)

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso mesmo!!!! 10% é uma merda!