domingo, 23 de março de 2008

Um futuro próximo da internet

Estava com um dilema.. Meu computador está ficando meio baleado para a nova geração de jogos. Compro um ou arrisco com os novos jogos, com o perigo de travar ou jogar em péssima resolução?

Arrisquei e vi um futuro para a construção de sites. Vi que os jogos (isto já vinha notando) possuem programação por módulos, ou seja, em uma sala eu jogo diversos objetos e dou características próprias para eles e os deixo se relacionar entre si. Ou seja, a interação não é pré-ordenada e sim segue o acaso de acordo comas regras que dei para cada um. Legal, não?

Imaginem isto em um site.. uma cartola que digo que deve ficar sempre em cima, o conteúdo que deve ficar abaixo, que deve rolar na página.. definir comportamentos para os módulos e o usuário faz o site do jeito que ele quer. Claro, teria de ter uma interface para que o usuário possa entender todo o funcionamento do esquema, mas acho que depois de um breve empurrão, o usuário entraria em sites com uma pré-configuração de acordo com o que ele gosta de ver e ainda dando a possibilidade de ele sempre expandir o universo de informação dele.

É um futuro que se torna cada vez mais presente com a tal web 2.0, a interatividade usuário-conteúdo.. Mas tem um problema: Toda vez que o usuário se fixa em um conteúdo gerado por outros como ele, é mais fácil de ele questionar a informação e até mesmo ignorá-la.

Seria uma visão um pouco para frente de hoje.. mas acho que ainda deve levar um tempo até descobrirmos o porquê do usuário ser tão CHATO e EXIGENTE hoje em dia. Principalmente os brasileiros.

Enquanto isso, vou tentando jogar Crysis.. na resolução chinela, mas interagindo com os objetos..

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