Estava com um dilema.. Meu computador está ficando meio baleado para a nova geração de jogos. Compro um ou arrisco com os novos jogos, com o perigo de travar ou jogar em péssima resolução?
Arrisquei e vi um futuro para a construção de sites. Vi que os jogos (isto já vinha notando) possuem programação por módulos, ou seja, em uma sala eu jogo diversos objetos e dou características próprias para eles e os deixo se relacionar entre si. Ou seja, a interação não é pré-ordenada e sim segue o acaso de acordo comas regras que dei para cada um. Legal, não?
Imaginem isto em um site.. uma cartola que digo que deve ficar sempre em cima, o conteúdo que deve ficar abaixo, que deve rolar na página.. definir comportamentos para os módulos e o usuário faz o site do jeito que ele quer. Claro, teria de ter uma interface para que o usuário possa entender todo o funcionamento do esquema, mas acho que depois de um breve empurrão, o usuário entraria em sites com uma pré-configuração de acordo com o que ele gosta de ver e ainda dando a possibilidade de ele sempre expandir o universo de informação dele.
É um futuro que se torna cada vez mais presente com a tal web 2.0, a interatividade usuário-conteúdo.. Mas tem um problema: Toda vez que o usuário se fixa em um conteúdo gerado por outros como ele, é mais fácil de ele questionar a informação e até mesmo ignorá-la.
Seria uma visão um pouco para frente de hoje.. mas acho que ainda deve levar um tempo até descobrirmos o porquê do usuário ser tão CHATO e EXIGENTE hoje em dia. Principalmente os brasileiros.
Enquanto isso, vou tentando jogar Crysis.. na resolução chinela, mas interagindo com os objetos..
domingo, 23 de março de 2008
Um futuro próximo da internet
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